Justificativa:

 

Jacilda de Souza Oliveira, natural de São Roque, nascida em 22 de setembro de 1927, filha de Oscar de Souza e Maria de Lourdes Amaral Souza, sendo a quarta filha do casal que tinha cinco filhos.

 

Veio para Sorocaba ainda pequena, mais ou menos com cinco anos, estudou no Colégio Santa Escolástica onde completou o primário e o curso ginasial.

 

Casou muito jovem ainda com Raphael Narciso de Oliveira e teve dois filhos, sendo o primeiro José Raphael que faleceu ao nascer e após alguns anos teve seu segundo filho, Maria de Lourdes, hoje com 54 anos.

 

Trabalhou durante muitos anos como voluntariada ASAS (Associação Sorocabana de Ação Social), ensinando bordado e crochê que sabia com muita perfeição. Ótima na cozinha, função que fazia em casa com muito amor e cuidado, pois gostava muito de preparar pratos elaborados e saborosos.

 

Dona de casa, companheira e principalmente amiga em todas as horas; esposa e mãe muito dedicada, não media esforços para atender com amor e carinho sua família.

 

Participou do Rotary Club de Sorocaba, o qual seu marido foi presidente nos anos de 90/91, sempre participativa e incentivadora dos trabalhos ali desenvolvidos.

 

Bastante humilde e com uma fé muito grande, como poucos, apesar das dificuldades que a vida lhe apresentava, sempre soube passar por elas com otimismo e confiança em Deus.

 

Inesperadamente, pois tinha ótima saúde, fez sua passagem, e como sempre pedia a Deus: "não quero dar trabalho para ninguém, quero ir com o sapato no pé" e assim foi atendida, faleceu em 17 de novembro de 2011, aos 84 anos.

 

"Para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro".